TV CPA - O canal de TL Online da Comunidade
Próximas Transmissões

12/11 - Terça-feira
08:30 às 09:30

COLUNAS

Contábil

Operação Fonte Não Pagadora: Receita Federal volta a alertar para oportunidade de autorregularização

Pessoal

Jurisprudência - STF discutirá extensão da licença maternidade à mãe não gestante em união estável homoafetiva

Fiscal

CPA comemora aniversário de 47 anos com sorteio de uma Smart TV de 32 polegadas!

INFORME CPA

Receba as últimas notícias sobre as áreas Contábil, Fiscal e Pessoal.

Cadastre-se

COLUNA CONTÁBIL


15/07/2019 08:27:00
Imprimir Voltar

Como o alinhamento contábil favorece os planos de desestatização

Fonte: CRC-SP/Francisco Sant’Anna
https://crcsp.org.br/portal/publicacoes/crcsp-online/materias/536_07.htm

O arrojado plano de privatizações, parcerias público-privadas (PPPs) e concessões sinalizado pelo Ministério da Economia - considerado um dos pilares da política de ajuste fiscal - precisa ser executado com muita precisão e planejamento, para que de fato gere recursos e reduza despesas para o governo. E a contabilidade tem papel decisivo para o sucesso do plano: é um instrumento fundamental para o diagnóstico claro e detalhado da situação financeira de empresas e serviços que poderão ser transferidos à iniciativa privada, além de auxiliar na determinação de valores de referência para as transações.

A transparência é determinante para que o processo tenha credibilidade e desperte o interesse e a confiança de investidores nacionais e estrangeiros. Nesse sentido, uma primeira reflexão pertinente envolve a contabilidade pública no Brasil, que em geral (considerando entes públicos da União, estados e municípios) está baseada no sistema de balanço orçamentário. Nesse modelo, as receitas (orçamento de arrecadação) são adequadas aos gastos do ano — não se incorpora, assim, as mesmas premissas que norteiam o relatório construído sob os padrões de demonstrações contábeis internacionais. O ideal seria que as contas públicas acompanhassem o sistema de balanço patrimonial, que tem por finalidade apresentar a posição contábil de uma entidade em determinada data. Ele apresenta os ativos (bens e direitos), os passivos (obrigações) e o patrimônio líquido, que é a diferença entre o total de ativos e o total de passivos. É o modelo que adotam as empresas privadas.

Diante dessa nova rodada de desestatização, torna-se ainda mais importante a convergência do Brasil às normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público (Ipsas, na sigla em inglês), iniciada em 2015 e com previsão de conclusão em 2024. É animador saber que esse cronograma está sendo cumprido, por se tratar de um passo significativo para o aprimoramento da contabilidade pública. Até o momento, segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), responsável pela convergência ao lado da Secretaria do Tesouro Nacional, foram implementadas 22 das 35 normas. Mais cinco devem ser implementadas neste ano, e outras cinco em 2020. Algumas precisaram de revisão, mas isso não deve comprometer o cumprimento dos prazos.

As Ipsas proporcionarão para União, estados, municípios, organismos da administração direta e indireta, cidadãos e investidores uma visão mais objetiva e real da situação econômico-financeira do setor público e de seu patrimônio, com inegável benefício à transparência. A adoção gradativa das Ipsas resultará no alinhamento do modelo de contabilidade pública no Brasil ao das mais avançadas democracias do mundo. Essa convergência é um suporte decisivo para que as PPPs, as concessões e a privatizações contribuam para a redução do déficit fiscal, uma das causas do baixo crescimento da economia brasileira.

Quer ver mais colunas? Se você for assinante, entre na Área de Assinante e tenha acesso a todas as informações.
Se você não for assinante, entre em contato pelo telefone (15) 3219 4822 ou pelo e-mail contato@netcpa.com.br e solicite os planos de assinaturas.
Voltar

Área do Assinante

Faça seu Login ou

Conheça nossos planos e assine

Usuário:

Senha:

Capacitação em Lucro Real - Módulo I

Carga Horária: 9 Horas
Data: 11, 12, 13 de fevereiro de 2020, das 19h às 22h
Local: Centro de Treinamento CPA
Investimento
Assinantes: R$ 599.00
Não Assinante: R$ 799.00
Boleto bancário ou cartão de crédito.
.: Saiba mais sobre este e outros cursos aqui :.
.: Ficha de Inscrição :.
NetCPA Todos os direitos reservados.
Página Inicial | Empresa | Notícias | Cursos | Planos de Assinatura | Fale Conosco
Fone/Fax: 15 | 3219.4822
Rua Isaac Pacheco, 138
Além Ponte | Sorocaba/SP
CEP 18020-070
Mapa - Localização