Colunas

Empresas contábeis iniciam um ano de grandes desafios

14/01/2020 - 08:48

Fonte: Jornal Folha de Londrina/SESCAP-LDR

Em entrevista ao Jornal Folha de Londrina, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, fala dos desafios que os empresários contábeis devem enfrentar em 2020. Para o dirigente, as empresas de contabilidade devem ficar atentas aos movimentos tecnológicos que estão ocorrendo e se moldarem.

Mais um ano, novos desafios. Superar as dificuldades de 2019 e acreditar que 2020 será diferente. Já se foi um ano de governo Bolsonaro, e as reformas, principalmente as administrativas e tributárias, não decolaram. Mais uma vez atrapalhou o mundo dos negócios.

“É um ‘efeito dominó’. As empresas de contabilidade sofrem porque seus clientes estão sofrendo. Imaginava-se uma recuperação mais forte, pujante das empresas e de fato isso não ocorreu. Mas, sobrevivemos”, ressalta o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sérgio Approbato Machado Júnior.

Entre as reformas apresentadas e que estão tramitando no Congresso Nacional, destacam-se as Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 45 e 110, que devem ser trabalhadas pelo governo para que saia um projeto efetivo. Essas propostas estão focadas na simplificação da tributação de consumo resultando na unificação de impostos.

“Devemos ter uma simplificação, talvez aprovada mais para o final do ano de 2020. Porém, temos que ficar atentos, pois o aumento da carga tributária existirá, sim, e não será pequena”, destaca o presidente da Fenacon.

E conforme especialistas na área contábil, não são apenas as reformas que devem impactar diretamente na rotina das empresas contábeis, mas a tecnologia também. As empresas de contabilidade devem se preparar cada vez mais para as novidades e futuro, que estão bem próximos. O momento é de capacitação.

As empresas de contabilidade devem ficar atentas aos movimentos eletrônicos que estão ocorrendo e se moldarem para isso. “Os empresários contábeis devem se preocupar com o seu quadro de funcionários, atualizá-los, deixá-los a par dos acontecimentos, das mudanças tecnológicas na aplicação dos seus negócios. Talvez seja necessária a estruturação do negócio para dar mais agilidade aos processos. Não se deve focar apenas na área tecnológica, mas também na questão do pessoal, do treinamento, da diretriz, da forma de se trabalhar. A dinâmica mudou, a comunicação está mais ágil e muito rápida. Hoje temos que integrar tudo isso aos negócios, afinal o mercado está mais exigente na resposta com assertividade e para isso é necessário estar preparado”, orienta Approbato, ao acrescentar ser fundamental preparar a empresa, mas também mudar a forma de pensar dos gestores, dos donos do negócio e levar essa dinâmica pra o quadro de colaboradores para que efetivamente se obtenha um resultado adequado ao longo do tempo.

“Diante desses desafios é necessário que a classe contábil esteja cada vez mais unida e forte. O Sescap-Ldr, em conjunto com a Fenacon, estruturam programas de capacitação e ferramentas para ajudar o empresário e sua equipe nesse processo de inovação”, comenta o presidente do Sescap-Ldr, Marcelo Odetto Esquiante, ao lembrar que 12 de janeiro é o Dia do Empresário Contábil, profissional indispensável para o desenvolvimento do país e que supera diariamente inúmeros obstáculos com o intuito de ajudar milhares de empresas a sobreviverem diante da burocracia e legislação imposta pelo governo. Parabéns, empresário Contábil!

Efetue sua busca em nossa base de Colunas

Digite abaixo o que você precisa consultar e clique em pesquisar para obter os resultados:

Próximas Transmissões no CANAL CPA
  • Tema: Mudanças para 2020 - Parte II

    Data: 23/01/2020

    Hora: 08:30 às 09:30

  • Tema: Seminário Mensal do Departamento Fiscal

    Data: 24/01/2020

    Hora: 08:30 às 12:00

  • Tema: Mundanças para 2020 - Parte III

    Data: 27/01/2020

    Hora: 08:30 às 09:30

Confira a seguir os cursos que acontecerão na CPA e faça sua inscrição!


Curso:

Atualização Trabalhista - Reformas trabalhistas de 2017 e 2019 (Leis nºs 13.467/2017 e 13.874/2019, bem como a Medida Provisória 905/2019)

Data: 19 de fevereiro de 2020, das 8h30 às 17h30.

Quem ministra: Rogério Andrade Henriques


Quero me inscrever


Curso:

Substituição Tributária do ICMS - Regras atuais e principais alterações do Convênio 142/2019

Data: 17, 18, 19 e 20 de fevereiro de 2020, das 19h às 22h.

Quem ministra: Fernanda Silva e Helen Mattenhauer


Quero me inscrever


Curso:

Capacitação em Contabilidade

Data: 15 e 29 de fevereiro e 7 e 21 de março de 2020, aos sábados, das 8h30 às 13h

Quem ministra: Andréa Giungi e Santina Apoliana Silva


Quero me inscrever


Curso:

ICMS/IPI para vendedores e compradores

Data: 16, 17 e 18 de março de 2020, das 19h às 22h

Quem ministra: Fernanda Silva, Helen Mattenhauer e Nivaldo Figueiredo Santana


Quero me inscrever


Curso:

Analista Fiscal - ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins

Data: Aos sábados, dias 28 de março, 4 e 25 de abril, 9, 16, 23 e 30 de maio e 6 de junho de 2020, das 8h30 às 13h

Quem ministra: Andrea Giungi, Fernanda Silva, Helen Mattenhauer e Nivaldo Figueiredo Santana


Quero me inscrever


Trabalhe Conosco


A CPA está sempre em busca de novos colaboradores para sua equipe.



Área do Assinante




Login

Senha

Ferramentas CPA

Informe CPA

(para não assinantes)